quinta-feira, 12 de novembro de 2009

"Se existe algum jornal 'flamenguista', este jornal é o 'Lance!'", afirma o Diretor de Marketing do Jornal dos Sports


Por Daniel Levi

Quando soube do trabalho do blog do “Jornal dos Sports”, pensei em pegar minha câmera digital, ir até a redação do site do JS e documentar, em vídeo, seu modus vivendi e operandi. Mostraria, audiovisualmente, os repórteres trabalhando no site, apurando matérias, sugerindo pautas. Entrevistaria alguns deles, apresentaria o site e procuraria estabelecer as semelhanças e diferenças entre ele e o jornal impresso. Depois, capturaria as imagens no meu Adobe Premiere e editaria o material, colocando-o no YouTube e disponibilizando o mesmo para que fosse postado no blog dos alunos do PC.

A ideia era boa? Bem, ao menos, para mim, a ideia parecia bastante boa. Entretanto, infelizmente, mal sabia eu que começaria um ciclo de dificuldades que duraria quase três meses. Mas que, finalmente hoje, teria um final feliz.

Voltando um pouco no tempo, mais precisamente para o mês de setembro, após tentativas frustradas de conseguir um contato no “Jornal dos Sports” - através de colegas no antigo Globo Online -, consegui o contato do presidente do JS, Arnaldo Cardoso Pires. Após semanas tentando estabelecer uma negociação, fui informado por Arnaldo que o vídeo não poderia ser realizado. Isto porque o site do “Jornal dos Sports” estaria passando por uma “profunda transformação”, segundo ele, que traria ainda “algo inédito” no mundo.

Insisti, então, em entrevistar alguém que pudesse me falar um pouco sobre isso e sobre o funcionamento do site em si. Ele me indicou o Dado, que seria o manager do jornal, e que entraria em contato comigo. Após algum tempo sem conseguir estabelecer contato com Dado, tentei restabelecer contato com Arnaldo. Devo afirmar aqui que, Arnaldo, sempre se mostrou solícito, pelo menos como um homem em sua posição – ou seja, com a quantidade de compromissos e reuniões que tem em sua agenda – consegue ser, e sempre procurou me ajudar a atingir o meu objetivo. Sem ele, a entrevista abaixo não teria sido feita.

Mas, retornando à nossa linha do tempo, já estávamos em novembro e eu, sinceramente, já estava bastante preocupado com o prazo. Praticamente em desespero, voltei a insistir e, finalmente, consegui falar com o Arnaldo. Preocupado, ele me perguntou se eu ainda estava no prazo e, imediatamente, me transferiu para Michael, aquele que iria me conceder a entrevista.

Após algumas tentativas frustradas de encontros no Centro da cidade e na Barra da Tijuca, consegui, hoje, realizar a entrevista abaixo. A seguir, segue a conversa com Michael Lopes, Diretor de Marketing do “Jornal dos Sports”, um papo sobre jornalismo, concorrência, internet e futebol.

P. Gostaria de começar com você se apresentando.

R. Meu nome é Michael Lopes de Lima, tenho 26 anos e sou Diretor de Marketing do “Jornal dos Sports”.

P. Fale um pouco do site do “Jornal dos Sports”: quantas pessoas trabalham na redação?

R. Bem, atualmente, temos em torno de umas 15 pessoas, aproximadamente, trabalhando no site, hoje. Entretanto, é importante dizer que estamos reformulando o quadro no Jornal, para que possamos alinhar algumas das novas estratégias que pretendemos estabelecer dentro de alguns meses, já no ano de 2010.

P. Quais as principais diferenças entre o online e o impresso?

R. Diferença em que sentido? Ah, hoje em dia não existe mais o boom da notícia que vamos publicar amanhã no impresso... A grande notícia entra na hora na internet. E, em meio às grandes mudanças na área de comunicação, devido às novas ferramentas que utilizamos na internet, enxergo cada vez mais o papel como um apoio do Jornal Online que, muitas vezes, é em Real-time.

P. Existe integração entre o site e o jornal impresso?

R. Sim, aos poucos já estamos utilizando o impresso para apoiar o online.

P. Qual a quantidade de visitas diárias do site?

R. Não posso divulgar essa informação.

P. Qual o impacto que o surgimento de novos jornais como o “Lance!” causou ao “Jornal dos Sports”?

R. Podemos dizer que o impacto causado foi significante. No entanto, estamos com novas ideias estratégicas para ganhar novos espaços em 2010.

P. Conversando com o presidente do “Jornal dos Sports”, Arnaldo Cardoso Pires, fui informado que está havendo uma completa reestruturação do site. O que pode ser adiantado sobre esta transformação?

R. Infelizmente, não posso entrar em detalhes, já que é um projeto que exige sigilo absoluto. Tudo que posso dizer são algumas palavras que, de alguma forma, sintetizam o que virá, como: Novo, Moderno, Mobile, Customização, além de Grandes Parceiros...

P. O impresso também sofrerá mudanças?

R. Com certeza. Tudo funcionará como uma unidade.

P. Ao mesmo tempo em que há uma reformulação do site, em busca de maior audiência, especula-se mundialmente que os jornais impressos acabarão. Para o “Jornal dos Sports”, a internet é uma parceira ou uma vilã? Como sobreviver do jornalismo em uma época de blogs em que todos podem escrever e, na maioria das vezes, não possuem talento para tal?

R. Penso na internet como uma grande parceira nossa. E acredito, também, que a estratégia e a velocidade são as responsáveis por ditar a sobrevivência no meio.

P. Na sua opinião, a faculdade de Comunicação Social, especificamente o jornalismo, é necessária? Qual a sua formação?

R. Acredito, sim, que a faculdade seja importante. Eu me formei em publicidade.

P. O “Jornal dos Sports”, alguns anos atrás, era taxado de ser muito “flamenguista”. Isto mudou? Há alguma verdade na acusação?

R. Não somos flamenguistas, esta é uma acusação que não procede. Se existe algum jornal, hoje em dia, que demonstra isso, este jornal é o “Lance!”.

P. Algum palpite sobre a reta final do Brasileirão? Você acha que Botafogo e Fluminense retornam à Segunda Divisão?

R. Pessoalmente, e profissionalmente também, torço para que os dois continuem na primeira divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário