quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Conheça a verdadeira história da cor do Jornal dos Sports por Haroldo Habib

por Thaís Nascimento

Thaís Nascimento
Haroldo Habib aos 11 anos conheceu um amigo da família, que era jornalista e se apaixonou pela profissão. Fez faculdade de Direito na Cândido Mendes. Em 1980 concluiu a faculdade. Já estava casado. Surge a oportunidade para trabalhar em um jornal.

Depois, trabalhou como Assessor de Imprensa do INSS do Estado e trabalhou até o ano de 1979. Trabalhou por três meses no Fluminense e depois foi para o jornal O Globo, cobriu férias de um repórter. Em 1980, O Dia fez uma proposta para ganhar duas vezes o salário anterior.

Quando trabalhou no jornal Última Hora em 1986 trabalhava como estagiário e conseguiu um registro profissional na área de Jornalismo. Ele aprendeu a ser jornalista no dia a dia, pois não fez faculdade de Jornalismo. Em 1987, O Globo também ofereceu duas vezes o salário. Em 1998, O Dia chamou novamente e 1999 saiu e foi trabalhar no Lance!

Em 2001, o Jornal dos Sports ofereceu o seu primeiro grande cargo como Diretor de Redação e depois tornou-se Editor Executivo. Foi Editor Executivo no Jornal dos Sports no período de junho de 2001 até agosto de 2005. Nesse período em que trabalhou lá conseguiu reformular o jornal.

Entretanto, o jornal entrou em crise e mandou muitos funcionários embora. Ele estava nessa lista da empresa, por ter um grande cargo e salário. Porém, não foi pago corretamente e entrou com uma ação de direitos trabalhistas contra o jornal. Com este processo a indenização cresceu seis vezes. O Juiz já determinou ganho de causa a Haroldo Habib.

Já teve o primeiro leilão, mas não teve comprador para o jornal. Ele é a primeira pessoa que penhora uma marca de jornal. Atualmente, trabalha no jornal Lance!. Como Editor de Criação. Criou o primeiro manual do jornal em tempo recorde: dois meses.

No meio da entrevista, surge um grande furo sobre o Jornal dos Sports. Por que a cor do Jornal é rosa? Em 1931, o jornal tinha data para sair. Os editores foram buscar as bobinas e as colocaram nas máquinas. Entretanto as bobinas eram cor de rosa. Quiseram mudar a data de lançamento do jornal, porém mantiveram a data e a cor rosa do jornal. Essa é a verdadeira história contada por um ex-funcionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário