O pontapé inicial para a mudança de mascote foi no dia 1º de junho de 1969, quando torcedores flamenguistas decidiram soltar a ave no campo do Maracanã, minutos antes da partida entre Flamengo e Botafogo, pelo Campeonato Carioca. No dia seguinte ao jogo, em que o rubro-negro quebrou um tabu de nove jogos sem vencer o alvinegro, Henfil publicou no JS uma charge em que o torcedor era representado pelo urubu.
O animal tornou-se popular para a torcida, que o elegeu como novo mascote do time. Até sua morte, em 1988, o cartunista mineiro desenhou charges para o Jornal dos Sports, sempre usando a imagem da ave, que é, até hoje, símbolo do clube da Gávea.
Marcela: preste um serviço ao leitor. Henfil também criou personagens para os outros times. O blog é sobre o JS e não sobre o Flamengo. E sugiro uma dica para o leitor: o livro do Dênis de Moraes sobre o Henfil.
ResponderExcluirTrabalhei nos JS em 82 e tive acesso à vários cartoons,tiras e à Charanga do Urubu. O JS jogou no lixo o trabalho dele. Consegui pegar dos anos 60 e 70. Sim,ele fez de vários clubes além do Flamengo. Estou precisando vender alguns. Pode me ajudar? Obrigada.
ResponderExcluirMeu nome é Ildeone Manea.
ResponderExcluir