quinta-feira, 19 de novembro de 2009

JS em títulos dos clubes cariocas - Botafogo

Por Fernanda Maldonado

O Botafogo sofreu um doloroso jejum de títulos durante 21 anos. Porém, depois do dia 12 de fevereiro de 1989, essa situação começou a mudar com a vitória do alvinegro sobre o America por 1 a 0, pela Taça Guanabara. Durante os dois turnos do Campeonato Carioca daquele ano, o Botafogo não perdeu nenhuma partida e consolidou, assim, o título que jogadores, comissão técnica e, principalmente, os torcedores tanto almejavam. No dia 21 de junho de 1989, no Maracanã, o time selou o fim do jejum derrotando o Flamengo com um gol do seu camisa 7, Maurício.

A taça já estava na mão do time e a torcida, a procura de lembranças daquele dia tão importante, correu para as bancas atrás dos jornais que tinham o assunto estampado na capa. O Jornal dos Sports, principal diário esportivo da época, foi o mais procurado e não conseguiu atender à enorme demanda. “Segundo o presidente do veículo na época, o flamenguista Luiz Augusto Veloso, o JS só não imprimiu mais jornais aquele dia porque não tinha papel suficiente. As kombis de distribuição nem conseguiam sair da antiga sede, na Rua Tenente Possolo, na Lapa. Os exemplares iam sendo vendidos ali mesmo” (trecho retirado do blog “21 depois de 21” http://www.21depois21.blogspot.com/, dos jornalistas Rafael Casé e Paulo Marcelo Sampaio, que pretendem lançar um livro de mesmo nome em 2010).

2 comentários:

  1. Bem aventurados os guerreiros em preto e branco, que com um escudo no peito e uma bola nos pés, fizeram de cada batalha uma epopéia.
    Bem aventurados os que tiveram a paciência, de esperar anos e anos, pela graça de um golzinho triunfal.
    Bem aventurados os que desciam cada domingo, a rampa dos campos arrastando bandeira no cortejo da derrota.
    Bem aventurados a estrela, que nunca se apagou na travessia de tantos infortúnios.
    Eles bem merecem em plenitude um lugar no Reino dos Campeões.

    Hoje é o aniversário de 23 anos da conquista do título de 89 e o fim da agonia! Heróis eternos!

    Obrigado Deus pela benção de ser botafoguense e ser escolhido a empunhar o brilho da estrela maior, a SOLITÁRIA!

    ResponderExcluir