segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os maiores craques da crônica esportiva

Por Aruan Garvizu, Helena Andrade, Julia Lagame e Nina Marques.

Sem dúvida, os maiores craques da crônica esportiva brasileira foram José Lins do Rego e os irmãos Mario Filho e Nelson Rodrigues. Tudo começou quando Mario publicou uma longa entrevista com o goleiro Marcos de Mendonça, em 1926. Anos depois, já chefe de esportes de O Globo, foi dirigir antes de comprá-lo, O Jornal dos Sports, onde montou uma tribuna em defesa da construção do estádio municipal no bairro do maracanã. Segundo Ruy Castro, um dos netos de Mario Filho, achava que o avô fosse rubro-negro, pois, vibrava mais com as vitórias do Flamengo. Mas se Mario "inventou"a crônica esportiva, Nelson criou os personagens, imagens e expressões mais perenes.

"O Sobrenatural de Almeida" foi o responsável pelo inexplicável no futebol, a "grã-fina de narinas de cadáver", que em pleno Maracanã costumava indagar "quem é a bola?"; o ceguinho tricolor, seu álter-ego; a burrice do vídeo-teipe e dos intelectuais, verdadeiros "idiotas da objetividade". Enfim, aos textos esportivos de Mario Filho, Nelson e José Lins a dimensão e a importância que devem ter. Imperdível para os amantes e estudiosos do já tão brasileiro esporte bretão.

2 comentários:

  1. nunca vi nada publicado tão mal escrito em toda a minha vida - e ainda precisou de 4 "jornalistas" do grupo facha para escrever isso!

    vexame total!!!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal: o Oscar foi um pouco "ácido", mas tem razão. Respondam ao colega, melhorem o texto e aproveitem a experiência. Escrever não é fácil. A Internet não é brincadeira. É bom que isso aconteça. Vocês estão "levando" o nome de vocês, da Facha e deste humilde professor.

    ResponderExcluir