quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A CRISE FINANCEIRA DO JORNAL DOS SPORTS

por Shana Castro


O Jornal dos Sports, mais antigo e conceituado diário esportivo no Brasil, passou por uma crise financeira e sua marca foi a leilão para arrecadar recursos para o pagamento de indenização trabalhista.

Um dos profissionais que seriam beneficiados era o jornalista Haroldo Briglia Habib. O profissional trabalhou no jornal entre junho de 2001 e agosto de 2005. E após ser demitido, entrou com reclamação trabalhista na Justiça por não ter recebido indenização. Em primeira instância, o juiz determinou a liberação do FGTS - o que não ocorreu. Durante o julgamento da ação, o jornal propôs um acordo que previa o pagamento da indenização dividido em parcelas mensais, mas sem atualização monetária. Como Habib não concordou, o processo foi para a segunda instância. Em junho de 2006, o juiz Ronaldo Becker Lopes de Souza Pinto, da 45ª Vara do Trabalho, determinou o leilão da marca. Segundo o advogado do jornalista, Mario Luiz Greco, a Justiça do Trabalho aceitou a penhora da marca porque o jornal não se pronunciou sobre o pagamento de indenização.


Além de Haroldo Briglia mais 14 profissionais foram demitidos, a direção do Jornal dos Sports assegurou que sua dívida seria paga sem a necessidade de ação trabalhista, mas depois o diário se calou e só abriu negociação quando acionado judicialmente.


Numa entrevista ao portal da Imprensa, Haroldo Briglia declarou que o jornal passou por um período de investimentos há cerca de oito anos, mas com a mudança da administração central, começou a declinar. O jornalista revelou que muitas pessoas são interessadas em adquirir a marca Jornal dos Sports, mas até o momento nenhuma possibilidade de venda foi considerada pela publicação. Para ele, a venda da marca poderá ser benéfica à qualidade do jornal. "Se for bem administrado voltará a ser um bom jornal, mas para isso tem que melhorar o conteúdo também. Se readquirir a confiança do leitor a marca será novamente uma das mais fortes aqui do Rio", declarou.O leilão da marca, segundo ele, não configura ameaça de fim do diário, apenas remanejo de sua direção.

No entanto, não houve nenhum lance pela marca Jornal dos Sports, que foi à leilão pela segunda vez. Na primeira ocasião em que a marca foi oferecida, nenhum lance superou o valor mínimo de R$1,1 milhão estipulado pela Justiça para pagamento de indenização trabalhista.

De acordo com advogados trabalhistas, o desinteresse pela marca estaria relacionado também com o passivo trabalhista da empresa, que foi calculado em R$ 5 milhões, segundo informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ). Segundo o SJPMRJ, representantes do grupo que dirige o Jornal dos Sports participaram do leilão e estariam até mesmo autorizados a cobrir uma eventual oferta, além de buscar acordos para evitar que a marca fosse transferida.

2 comentários: