quinta-feira, 19 de novembro de 2009

JS em títulos dos clubes cariocas - Vasco

Por Juliana Castro

As páginas do Jornal dos Sports do dia 29 de setembro de 1977 estamparam a grande conquista do Vasco naquele ano. Era o título de Campeão Carioca, obtido em cima do Flamengo sem a necessidade de uma decisão, pois o time da Colina saiu vitorioso nos dois turnos. A partida foi realizada no dia 28 de setembro de 1977, no Maracanã, para um público de 152.059 pagantes. Durante o tempo normal de jogo, os times não saíram do 0x0. O título foi decidido em uma tensa decisão por pênaltis, que teve o resultado de 5x4 para o Vasco. A capa do JS exibia a foto oficial do time vitorioso e três lances do jogo que marcou a torcida.

O êxito no primeiro turno, a Taça Guanabara, se justifica pela excelente campanha que o time apresentou, só perdendo uma partida - para o America, por 1x0. As demais contabilizam 13 vitórias, sendo uma na final contra o Botafogo, com os dois gols da partida marcados pelo ídolo Roberto Dinamite.

Já no segundo turno, então conhecido como Taça Manoel do Nascimento Vargas Netto, o clube de São Januário conseguiu superar a primeira atuação. Dos 14 jogos que participou o time cruzmaltino só não ganhou dois, empatando com Flamengo e Volta Redonda. O mais impressionante é que o Vasco não sofreu nenhum gol durante o turno, alcançando, assim, um recorde mundial. O goleiro Mazaroppi também atingiu o recorde de maior série de jogos sem sofrer gol em campeonatos de primeira divisão em toda história do futebol.

Um comentário:

  1. O Vasco é o Vasco! Vários Recordes! Um time com uma linda história!

    ResponderExcluir