quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sports e seus craques (Washington Rodrigues)

nativa.fm

por Vinícius Perazinni (vinnyperazinni@hotmail.com)

Carioca do Engenho Novo e nascido em 1 de setembro de 1936, Washington Rodrigues, o criador da coluna “Geraldinos & Arquibaldos”, iniciou sua trajetória de sucesso no rádio em 1962, como comentarista esportivo na extinta Rádio Guanabara, apresentando o programa “Beque Parado”.

No ano de 1969, Washington Rodrigues ganhou o apelido que lhe acompanharia por toda vida. Por utilizar um microfone sem fio semelhante aos existentes na missão Apolo 11, recebeu o carinhoso nome de “Apolinho”.

Washington também é conhecido por ter trabalhado em todas as grandes emissoras de rádio do Rio de Janeiro, além de receber todos os prêmios existentes já criados para homenagear um jornalista esportivo. Por sua imparcialidade nos comentários, “Apolinho” é muito querido por todos os torcedores dos clubes do Rio, apesar de não esconder de ninguém a enorme paixão pelo Flamengo.

Na Rádio Nacional, trabalhou duas vezes. A primeira passagem foi na década de 60, com Jorge Curi. Posteriormente, chefiado por José Carlos Araújo, atuou como repórter de campo e fazendo dupla com Denis Menezes durante as décadas de 70 e 80.

Paralelamente ao rádio, Washington Rodrigues trabalhou nas TVs Excelsior, Educativa, TV Rio, Tupi e Globo, onde além de participar como jurado no programa do saudoso Abelardo Barbosa (Chacrinha), participou na produção do programa.

Após longas passagens pelas rádios Tupi e Globo, Washington Rodrigues se consagrou em definitivo como um dos mais conceituados comentaristas esportivos do Brasil.

Nos anos 1990, o comentarista, que é também um talentoso escritor, marcou época no Jornal dos Sports com a coluna intitulada “Geraldinos & Arquibaldos”. No rádio, “Apolinho” também apresentava boletins esportivos com o título homônimo ao da coluna impressa, sempre com enorme êxito popular.

Com carreira construída e vivida no Rio de Janeiro, Washington Rodrigues também se aventurou diretamente no futebol, onde teve duas passagens pela equipe do Flamengo, seu clube de coração. Em 1995, como técnico, e em 1998, como diretor de futebol.

Atualmente, “Apolinho” escreve no Jornal Meia Hora a clássica coluna "Geraldinos & Arquibaldos" e comanda na Rádio Tupi, desde 1999, o Show do Apolinho. Também é o comentarista titular da equipe de esportes da rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário