quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Geraldinos & Arquibaldos

Marcelo Moutinho

por Vinícius Perazinni (vinnyperazzini@hotmail.com)

Entre tantos ícones jornalísticos que representam o Jornal dos Sports, a coluna “Geraldinos & Arquibaldos” é considerada por muitos como o derradeiro símbolo de identidade com seu apaixonado público. Expoente em 1990, seu período de existência coincide justamente com o último tempo de glórias e domínio do futebol carioca no cenário nacional. Não por acaso, o conteúdo veiculado na coluna sempre foi leve e bem humorado, assinado durante todo seu tempo de existência pelo radialista e jornalista Washington Rodrigues, também conhecido como “Apolinho”.

Apesar do nome curioso, “geraldinos e arquibaldos” é uma expressão de fácil entendimento para aqueles que freqüentaram o Maracanã até a sua reforma no ano de 2005. A clássica separação entre arquibancada e geral era um dos charmes daquele que desde o início de sua existência possui a alcunha de “maior do mundo”.
Muito anterior ao surgimento da coluna no Jornal dos Sports, a denominação “geraldinos e arquibaldos” nasceu em meio a tantos pensamentos geniais de Nelson Rodrigues. Considerando a geral do Maracanã como o ponto de reunião dos torcedores mais irreverentes e criativos, a nomenclatura geraldinos representa aqueles que somente compravam ingressos para a geral. Em oposição, os arquibaldos são mais comportados e aqueles que sempre estão nas arquibancadas. O paralelo entre os dois grupos remete obviamente à Revolução Francesa e aos grupos políticos contrários, os Jacobinos e Girondinos.

Inspirado no emocionante clima do Maracanã, Gonzaguinha compôs uma música de título idêntico ao nome criado por Nelson Rodrigues, traçando um paralelo do comportamento geral com o futebol na letra da canção. A composição tem forte conotação política e analisa o processo social, se encaixando perfeitamente ainda em nossos dias.

Infelizmente, a geral do Maracanã deu lugar à modernidade e convive com uma elitização cada vez maior de seu espaço. Curiosamente, a coluna “Geraldinos & Arquibaldos”, de tanto sucesso ao longo dos anos, desapareceu igualmente das páginas do Jornal dos Sports, porém justificada por dificuldades financeiras que impossibilitaram a manutenção da coluna no jornal cor-de-rosa.

Atualmente, “Geraldinos & Arquibaldos” é publicada no Jornal Meia Hora, ainda escrita pelo grande Washington Rodrigues, porém sem o mesmo brilho de outros tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário