quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ano em que o time de São Januário conquistou o Campeonato Brasileiro em cima do Cruzeiro

por Rafael Lima (profetadeathmetal@gmail.com)

No ano de 1974 – ano em que o Brasil (recente tri-campeão mundial) ficou em 4º lugar na Copa do Mundo realizada na Alemanha – a capa do “Jornal dos Sports” trouxe no dia 2 de Agosto a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Vasco com a seguinte manchete:

http://www.netvasco.com.br/

No dia 1º de Agosto, o Clube de Regatas Vasco da Gama ganhou a Raposa por 2 a 1, no Estádio do Maracanã, e consagrou-se a primeira equipe carioca a conquistar um título em um torneio nacional. No quadrangular final, Cruzeiro e Vasco ficaram empatados no primeiro lugar com os mesmos números de pontos e tiveram que realizar um jogo extra para decidir o campeão. Pelo regulamento, o mando de campo favorecia a equipe que obtivesse a melhor campanha durante o campeonato. Em virtude da melhor campanha do Cruzeiro (38 pontos contra 34 do time Cruzmaltino), o jogo foi marcado para ser realizado no Mineirão.
Entretanto, no jogo realizado entre as duas equipes na segunda rodada do returno, o Vice-Presidente do Cruzeiro, Carmine Furletti, invadiu o campo de jogo e tentou agredir o árbitro Sebastião Rufino após um lance envolvendo Palhinha (Cruzeiro) e Joel (Vasco) na área do clube carioca. Em função desse incidente, a equipe de São Januário valeu-se do artigo 59 do regulamento para pedir uma possível inversão de mando de campo. A Confederação Brasileira de Desportos (entidade brasileira responsável pela organização de todo esporte no país) acatou o regulamento e transferiu o jogo para o Maracanã.
O jogo foi eletrizante devido à anulação de dois gols, um para cada time. Ademir marcou o primeiro gol para equipe do Vasco, aos 14’ do primeiro tempo. Nelinho descontou para Raposa, aos 19’ do segundo tempo. E, Jorge Carvoeiro, aos 33’ marcou o gol do título para a equipe Cruzmaltina.


PRIMEIRA FASE
Na primeira fase, os clubes foram divididos em dois grupos com 20 equipes cada. Jogaram dentro das chaves em jogos só de ida. Classificaram-se para a segunda fase os 22 melhores colocados, independente do grupo, mais dois clubes pelo critério de maior média de renda, dentre os desclassificados: Nacional-AM e Fluminense-RJ.

SEGUNDA FASE
Os 24 clubes foram separados em quatro grupos de seis clubes cada. Jogos só de ida, em confrontos contra os adversários do próprio grupo. Passaram adiante apenas os campeões de cada chave.

QUADRANGULAR FINAL
Os quatro finalistas formam um quadrangular disputado em jogos só de ida, por pontos corridos. Quem somar mais pontos seria o campeão, porém caso houvesse empate em pontos haveria jogo extra.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
1-Maior número de vitórias;
2-Maior número de pontos na 1ª Fase (valendo para a 2ª Fase);
3-Melhor saldo de gols; 4-Maior número de gols pró;
5-Menor número de gols contra;
6-Confronto direto;
7-Sorteio;

REBAIXAMENTO
Não houve rebaixamento nesta edição.

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde.
    Estou tentando entrar em contato com o Jornal dos Sports e não consigo, sou neto do falecido jornalista Geraldo Romualdo da Silva que durante muitos anos trabalhou nesse jornal.
    Queria o tefefone, email ou endereço atual da redação do Jornal, meu email é hres666@hotmail.com aguardo a ajuda de alguém

    ResponderExcluir
  2. Uma correção: o Fluminense já havia sido campeão nacional, em 1970. O Vasco foi, portanto, o segundo carioca a obter o feito.

    ResponderExcluir